Este será um conteúdo super honesto com o intuito de ajudar a ter novas ideias, motivar de alguma maneira, e até mesmo mostrar os caminhos e como fazer cada um deles
Somando todas essas rendas, nos últimos 12 meses, e dividindo em semanas, me geraram cerca de R$1.500 por semana, só com o conjunto dessas rendas.
Algumas ideias são de renda passiva, outras de forma mais ativa, mas logo mais falo sobre isso.
Saliento que dá pra ganhar muito mais do que isso, mas já adianto que não cheguei da noite para o dia.
Importante dizer também que levei mais de 10 anos para construir tudo isso. Trabalho com design a mais de 10 anos.
Outro ponto é que não ganho dinheiro todo santo dia com essas rendas, mas ter muitas fontes é o que faz aumentar as chances.
O que é uma renda "passiva”?
Importante colocar uma aspa nessa palavra, pois nunca será 100% passivo. Não tem como ganhar dinheiro sem fazer nada.
Renda passiva é o dinheiro que você ganha sem precisar trabalhar ativamente por ele o tempo todo. Basicamente, é uma forma de gerar receita mesmo quando você não está trabalhando diretamente, ao contrário de um salário tradicional, que só é recebido quando você está ativo no trabalho.
Vamos pegar um exemplo real e comum no Brasil: investir em imóveis para aluguel. Imagine que você consegue juntar dinheiro ou financiar a compra de um pequeno apartamento. No início, você investe bastante tempo e dinheiro para comprar e reformar o imóvel. Depois, coloca o apartamento para alugar.
Depois que alguém começa a pagar o aluguel, o dinheiro entra todo mês na sua conta. Isso é renda passiva, porque, após o esforço inicial (compra e preparação do imóvel), o dinheiro do aluguel continua entrando regularmente sem você precisar trabalhar ativamente.
E já quero te esclarecer: se você ver em qualquer lugar da internet um jeito fácil de ganhar dinheiro, fuja que é fraude. Não tem jeito fácil de ganhar dinheiro.
O jeito que acredito ser o mais honesto para ganhar dinheiro é trocando por valor. Você ganha mais dinheiro a partir do momento em que consegue fornecer mais valor, e consegue mostrar isso para as pessoas.
Então a forma que você vai conseguir tornar a renda passiva de fato escalável é quando conseguir mostrar valor de verdade, sem que isso se vincule ao seu tempo de trabalho.
Como eu penso sobre ter segurança financeira
Uma vez o
me mandou a imagem a seguir em uma conversa que estávamos tendo sobre segurança financeira, e fez TODO sentido para mim.Neste exemplo, ele está falando de uma área específica, mas traduzindo de uma forma mais simples, o ideal é que você tenha 3 tipos de fonte de renda:
Uma fonte com crescimento longo e contínuo (linha vermelha). Ex: um projeto que daqui alguns anos você queira monetizar bastante.
Uma fonte linha estável, de segurança (linha azul). Ex: um emprego que te pague um salário mensal.
Uma fonte volátil, que tenha potencial de grandes crescimentos, mas que não dependa 100% dela (linha verde). Ex: um produto digital, um serviço que possa lançar de tempos em tempos.
A ideia é sempre estar “pingando” um dinheirinho na sua conta, de algum lugar.
Isso te dá uma segurança, por exemplo, caso perca o emprego. Quando isso aconteceu comigo, o fato de ter uma reserva de emergência, e outras fontes de renda, me permitiram buscar uma vaga que fez sentido para mim, ao invés de entrar no primeiro que me aceitar.
12 formas que uso para ganhar renda extra
Investimento: uma forma de você ganhar renda passiva, é emprestando seu dinheiro. Se encaixa bem na linha vermelha da imagem, de crescimento de longo prazo.
Canal no Youtube ou Tiktok: não te dará dinheiro diretamente – monetizar nesses canais demora muito –, mas de forma indireta, te coloca pro mundo, e abre muitas oportunidades de negócio, criando até mesmo um portfólio.
Podcast: mesma ideia do Youtube e Tiktok.
Produtos digitais: são produtos que você criou uma vez, como um ebook, um programa, um aplicativo. Você acredita nisso uma vez, e pode vendê-lo várias vezes. Não é simples nem fácil de vender, mas é possível. Procure um problema que poucas (ou nenhuma) pessoa está resolvendo.
Criar um curso online: não é muito difícil de criar, mas também exige uma paciência para vender. O lado bom é que com um celular e internet você pode criar.
Criar uma comunidade: criar um espaço onde as pessoas te pagam mensalmente um valor em troca de algum produto/serviço. Você pode integrar essa comunidade com seu canal do youtube, seu podcast, e entregar coisas exclusivas, tornando uma forma de monetizar aqueles canais.
Links associados: as pessoas costumam te pedir muito o link das coisas que compra? Por que não ganhar uma comissão por isso? O dinheiro é baixo, mas entre ganhar nada e ganhar alguma coisa, nem preciso de perguntar se vale a pena, né? O trabalho é o mesmo.
Freelance de design: hoje eu faço freelance como design de produto, melhorando a experiência de sistemas e aplicativos. Atualmente muitas pessoas podem fazer trabalhos para as redes sociais com a facilidade que as ferramentas trouxeram. Ferramentas como o Canva e Capcut permitem que você crie designs e edite vídeos muito facilmente, e possa lucrar com isso. Tem inúmeros tutoriais na internet para aprender.
Publicidade: publicidade nada mais é do que você usar sua imagem para propagar o valor de uma marca. Hoje em dia, marcas tem usado muito “pequenos criadores” com públicos específicos para trazer o trabalho deles.
Eventos: aqui é um momento onde você pode compartilhar seu conhecimento com um público. Você pode iniciar isso na sua própria faculdade. Filme e use de portfólio para tentar fazer para outras empresas.
Mentoria: é uma forma de você direcionar seu conhecimento para problemas específicos das pessoas. Você pode começar a mentorar de graça, como fiz, para testar suas habilidades, e coletar feedbacks para melhorar e poder cobrar os próximos.
Cashback: tenha um cartão que te dê cashback. No último ano, recebi R$2.000 de cashback pelas minhas compras. Era um dinheiro que não existia, e pagou meu microfone novo.
Não pude alongar muito esse assunto por conta da profundidade de cada um, por esse motivo eu fiz um SENHOR DE UM VÍDEO mostrando como eu ganho dinheiro com cada um desses 12 itens, e de quebra ainda entrego 3 itens extras que hoje não tenho usado muito, mas por falta de tempo mesmo.