Estima-se que temos de 50.000 a 70.000 pensamentos por dia.
Um estudo da University of Southern California revela que a quantidade de informação - o input para nossos pensamentos - que recebemos todos os dias equivale ao conteúdo de 174 jornais.
Fazendo um cálculo aqui, baseado nessa hipotética, digamos que nosso cérebro recebem +- 48 pensamentos por minuto. Loucura né?
Imagino que, quando estamos pensando em algum projeto ou atividade em específico, esses pensamentos se aceleram, deixando a gente ainda mais confuso do que realmente é concreto.
Uma técnica que me ajuda (e muito) é usar os mapas mentais.
Uso mapas mentais para: estudar, organizar projetos, pensamentos, brainstorms em grupo e tudo que possui muitas informações para visualizar/analisar.
Gosto muito de usar uma analogia para exemplificar o benefício de usar um mapa mental: Imagine que sua visão mais distante que consegue é olhar entre uma rua e a outra. Com mapa mental, você grana um drone para ver a cidade inteira.
Para quem gosta de estudar, arrisco dizer que é a técnica mais efetiva que já usei.
Beleza Luccas, mas como usa esse troço?
Sabe que nunca te deixo na mão, né? Vou te contar os itens essenciais para montar um bom mapa mental, segundo o criador dele, Tony Ramos - digo, Tony Buzan:
Uma folha em branco, sem linhas, na horizontal;
Uma palavra central;
Linhas orgânicas, como ramos de uma árvore;
Uma palavra por ramo, para o cérebro associar melhor;
Cores, para ajudar o cérebro associar;
Uma imagem que represente o ramo.
Esse é apenas um resumo do que ensino no vídeo que publiquei no meu canal do Youtube. Lá, explico passo a passo, na prática, de como fazer e usar os mapas mentais nas mais diversas situações da vida. Caso queira assistir:
+1min 😍
Não tente ser o melhor, seja único! 🎥
Por que todos os dias da semana acabam com "feira"? 📚
O novo curso do Método Naghol, Masterplan, está com promoção de lançamento de 35%! 🗺️