Neste sábado, começarei um detox de dopamina, e vou gravar tudo para compartilhar o resultado contigo depois. Mas o que é isso?
Estudar, se exercitar, construir um negócio traz mais benefícios a longo prazo. Mas ainda preferimos assistir TV, jogar videogame e navegar nas redes sociais – sim, eu também faço isso... culpado como você.
Mas algumas pessoas não se importam de estudar, se exercitar ou trabalhar em projetos paralelos regularmente. Espere, vamos voltar, o quê? Existem pessoas que realmente gostam disso?
Para responder isso, precisamos olhar para a dopamina. Muitas vezes considerada a molécula do prazer, a dopamina nos faz desejar coisas, nos dando motivação.
Seu cérebro prioriza atividades com base na quantidade de dopamina que elas liberam. Mais dopamina equivale a mais motivação.
Comportamentos que liberam dopamina incluem comer comida confortável, jogar videogames, usar as redes sociais… a alta dopamina torna essas atividades viciantes.
No mundo digital de hoje, inundamos nossos cérebros com dopamina, tornando as atividades normais menos atraentes.
Nossos corpos buscam homeostase – é o processo pelo qual o corpo mantém um equilíbrio interno estável, como a temperatura e os níveis de açúcar no sangue, para que tudo funcione bem –. A alta dopamina cria uma tolerância, fazendo com que tarefas diárias pareçam menos recompensadoras.
É por isso que preferimos videogames a estudar. Atividades de alta dopamina fazem as de baixa dopamina parecerem entediantes. E é aí que o detox entra.
Como funciona esse detox?
Durante 1 mês, escolherei 1 dia na semana (sábado) para fazer um detox de dopamina, e conseguir melhorar meu foco nas tarefas importantes. Isso vai permitir que seus receptores de dopamina se recuperem.
Nesse dia, o que vai acontecer:
❌ Ter pouca ou nenhuma atividade muito divertida.
❌ Evitar usar a Internet.
❌ Evitar usar tecnologia, como seu telefone ou computador.
❌ Não ouvir música.
❌ Não comer junk food.
❌ Remover todas as fontes de prazer externo.
No entanto, vou me permitir
✅ Sair para uma caminhada.
✅ Meditar.
✅ Ficar sozinho com meus pensamentos.
✅ Refletir sobre a vida e as metas.
✅ Anotar todas as ideias que tiver em um pedaço de papel físico.
✅ Aceitar e viver o tédio (espere muito dele).
Vou conseguir? Não sei, mas a ideia é experimentar, e documentar para mostrar minha experiência.
Privar seu cérebro de alta dopamina torna as atividades simples mais agradáveis. Como um prato de arroz em uma ilha deserta.
Já percebeu que, quando você come muito lanche e pizza na semana, qualquer outro alimento perde totalmente a graça?
Mas se você estiver preso em uma ilha, e se estiver morrendo de fome, então qualquer tigela de arroz não parecerá tão ruim assim.
Outra coisa que li, e achei interessante, é sobre se recompensar com atividades de alta dopamina após concluir trabalhos de baixa dopamina, durante a semana. O equilíbrio é a chave. Obviamente a sugestão é evitar prêmios como bebidas alcoólicas, cigarro ou algo que possa te viciar.
Espero ter uma ótima experiência para compartilhar contigo. O que achou da ideia?
Veja como foi minha experiência
Sugestões da semana ❤️
A live dessa semana tá incríve!
Um pouquinho sobre construção de rotina saudável.
Se você gosta de música brasileira, pensa numa delicinha de show. Se você não gosta de música brasileira, PENSA NUMA DELICINHA DE SHOW.
Realmente eu já pensei muito em fazer algo parecido. O ponto é: sou casado, tenho filho de 4 anos autista, e não tenho familiares para deixá-lo de vez em quando. Resultado: tenho muita dificuldade em ter esses momentos. Continue a atualizar a rua rotina pra dar insights pra gente!